segunda-feira, 15 de setembro de 2008

PACIENTE MORRE POR FALTA DE ATENDIMENTO PÚBLICO EM FEIRA


O pecuarista Valfredo Campos Moura, 52 anos, morreu vítima de infarto na manhã de 12/09, em frente ao pronto-socorro do Hospital Geral Clériston Andrade, após passar por outras duas unidades de saúde da cidade. Ele estava hospedado em uma pousada no bairro Parque Ipê, quando começou a sentir fortes dores no peito, por volta das 7h. Imediatamente, Valfredo foi encaminhado à Policlínica do bairro, mas, conforme a gerente da pousada e amiga do pecuarista, Nelita Ribeiro de Almeida, não havia médico na unidade, o que foi contestado depois pela coordenação da unidade de saúde.
Posteriormente, ele foi encaminhado ao Hospital Dom Pedro de Alcântara, onde também o pecuarista não pôde ser atendido, a princípio, por falta de condições estruturais. Não recebendo atendimento no Pronto Socorro do Hospital, veio a falecer dentro do táxi que o transportava para o hospital Clériston Andrade.

Declaração do Hospital

1 – Funcionários do Hospital, por volta das 7h30min, informaram aos familiares do paciente que não havia médico no plantão.

2 – O médico estava no plantão, conforme consta do protocolo do posto médico, e só entregou o plantão ao seu substituto às 9h15min.

3 – A diretoria do Hospital abriu sindicância para apurar responsabilidades e, uma vez constatado que houve irresponsabilidade, os responsáveis serão devidamente punidos. Lamentamos e pedimos desculpas aos familiares do paciente pelo ocorrido, embora tenha sido alheio às determinações da diretoria aos funcionários do Hospital no que diz respeito ao trato com vidas humanas.

Respeitosamente,

Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana

Cristóvam Aguiar
Assessor de Comunicação


Por: Heber Fontes

Nenhum comentário: