segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Apesar de raro, o câncer de mama também atinge os homens


Ao contrario do que muitos pensam o câncer de mama não é uma doença exclusivamente feminina. Apesar de raro entre os homens, o câncer de mama pode, sim, atingi-los. Confira mais informações sobre esse assunto na matéria especial a seguir:
Alguns anos atrás se acreditava que somente as mulheres, principalmente as com idade avançada, poderiam desenvolver o câncer de mama. Atualmente, essa falsa crença foi colocada de lado. Apesar de ainda ser uma doença rara entre o sexo masculino, o câncer de mama pode, sim, atingi-los. Os tumores de mama masculinos representam 1% de todos os casos de câncer mamário.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer - INCA; para cada 100 mil novos casos de câncer de mama entre as mulheres, um homem é afetado.
Ainda que a taxa de incidência seja baixa, o câncer de mama no sexo masculino é, em sua maioria, diagnosticado em estágios muito avançados.
"Devido à raridade da doença e ao baixo índice de suspeita, o diagnóstico é retardado em grande número de pacientes. No homem, o câncer de mama é raramente assintomático, porém por não haver uma rotina de exame das mamas masculinas, o diagnóstico é tardio em cerca de 12 meses, o que ocasiona o estágio avançado da doença" explica a superintendente e médica mastologista do Instituto de Ginecologia e Mastologia de São Paulo e colunista do portal Oncoguia (http://www.oncoguia.com.br/), Dra. Patrícia Teresa Valentini de Melo.
Foi um desconforto atípico que levou o vendedor autônomo Walter da Silva, 69 anos, ao médico. "Um dia passei mal do estômago e fui ao meu médico de confiança. Na consulta, ele me perguntou se nada mais me incomodava. Daí eu disse que tinha um carocinho no meu mamilo havia um bom tempo. Ele não doía, não incomodava, não coçava. Só sentia quando eu apalpava" lembra o senhor Walter. Após a retirada do nódulo para a biópsia, ele recebeu o diagnóstico: Câncer de Mama.
O câncer de mama, bem como todos os tipos de câncer, é uma doença resultante de uma disfunção celular. Quando desenvolvemos um câncer, determinadas células de nosso corpo passam a crescer e a multiplicar-se desordenadamente, formando um tumor. O tratamento do câncer de mama em homens é semelhante ao de algumas mulheres: mastectomia radical (retirada total da mama), retirada dos gânglios da região axilar, além de sessões de quimioterapia e radioterapia. Assim como as mulheres, muitos homens estão predispostos a ter câncer de mama devido aos fatores de risco. "Normalmente, os fatores de riscos estão associados ao excesso de estrógenos (hormônio feminino) ou diminuição de andrógenos (hormônio masculino)" comenta a Dra Patrícia.



Por Heber Fontes

Nenhum comentário: