sexta-feira, 3 de outubro de 2008

PASSOS PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA


Poluição sonora, trânsito congestionado, violência urbana, problemas emocionais e a busca pela qualificação profissional são aspectos que transformam o ritmo de vida cada vez mais acelerado, provocando, conseqüentemente doenças psicossomáticas. Na maioria das vezes, essas doenças são típicas de pessoas que priorizam o trabalho e a aquisição de bens materiais, somatizando a tensão do dia-a-dia. Uma das soluções para amenizar essas doenças é buscar alternativas para promover o bem-estar físico e mental. Assim, iniciam-se os passos para uma melhor qualidade de vida nas academias e escolas especializadas em dança no município.
Os exercícios físicos contribuem significativamente para a diminuição do stress causado pelas atividades cotidianas. As academias de Feira de Santana investiram em várias modalidades que ajudam a manter o bem-estar, como a promoção de aulas de dança de salão. A prática de dança nas academias também pode ser associada a outras atividades físicas, como musculação, natação, hidroginástica, aero jump e ballet.

Oxigenação do cérebro

Segundo o Dr. Rodrigo Souza, o exercício físico contribui para a boa oxigenação do cérebro e elimina as toxinas do corpo, o que combate o stress e auxilia no desempenho saudável do metabolismo das pessoas. “Muitos jovens e principalmente pessoas maduras têm encontrado nos exercícios físicos, uma forma de equilibrar o sistema imunológico e a saúde”, informa o doutor. “Durante e após a prática de exercícios físicos, o cérebro libera uma substância natural chamada Endorfina, que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando uma sensação de bem-estar e prazer”, explicou Souza.

O médico aconselha que é importante o acompanhamento em academias confi-áveis e devidamente registradas no Conselho Regional de Educação Física (CREF 13/BA-SE). Tais academias possuem profissionais da área de Educação Física, que estão aptos a indicar cada exercício, de acordo com as necessidades e resistência física de cada um. Para Souza, é imprescindível a análise de exames médicos, que incluem avaliação cardiológica e sanguínea, a falta desse acompanhamento médico, pode acarretar até mesmo na morte do paciente durante as atividades.
Além dos efeitos físicos, a dança pode funcionar como um mecanismo de encontro com o próprio eu. Psicólogos acreditam que dançar promove o desenvolvimento espiritual e intelectual, contribui para a solução de questões emocionais e promove a interação social. “O indivíduo só é inteiro, quando ele preocupa-se com as dimensões: social, emocional, espiritual, física e intelectual. Para que não haja o stress, cada indivíduo deve buscar o equilíbrio. A dança é uma forma lúdica de unir as dimensões” afirma a psicóloga Denise Machado, coordenadora pedagógica da Faculdade Anísio Teixeira (FAT).

Fonte: Portal da Feira [Jornal impresso nov. 2007 (trabalho experimental do curso de Comunicação Social da Faculdade Anísio Teixeira - FAT - Feira de Santana - BA) autores: Dilmara Oliveira e Heber Fontes ].

Por: Heber Fontes

Um comentário:

Laércio Torres de Góes disse...

Na medida do possível, procurem postar matérias curtas. Façam um comentário ou publiquem o lead e sublead da matéria e coloquem no final o link da página original. Lembrem-se que há uma ferramenta em que o link pode ser colocado na palavra. Cadê as postagens de Dilmara?